Capa para post sobre brincadeiras para festa infanil

28-01-2020

7 brincadeiras para festa infantil que vão fugir do clichê

As brincadeiras para festa infantil podem deixar o aniversário dos seus filhos muito mais divertido e memorável. Hoje vamos te ajudar a escolher as que mais se adaptam ao seu tema.

 

Bom, você já deve saber que o Bolo Guaraná é apaixonado por festas infantis. Afinal, só falamos sobre isso. E se tem um detalhe que merece bastante atenção neste tema, mas que nem todo mundo dá o devido valor, são as brincadeiras.

De nada adianta comprar os enfeites mais lindos, os bolos e docinhos mais decorados, painéis coloridos, se você não se preocupar com o propósito da festa: a diversão!

Claro, se sua situação financeira estiver favorável, e o seu tempo escasso, animadores ou salões temáticos já resolvem o problema. Mas, do contrário, vale usar um pouco a imaginação e ser criativo.

Algumas brincadeiras, como esconde esconde ou pega pega, são atemporais, e divertem crianças de todas as gerações. Mas nem todo mundo tem a habilidade de convencer a criançada a brincar do que você quiser, na hora que você decidiu.

É por isso que neste post resolvemos “inovar”, e te ajudar a pensar em ideias que se adaptam ao tema da festa. Ficou curioso? Então vamos lá!

 

Brincadeiras para Festa infantil criativas

 

1- Polícia e Ladrão versão heróis

Polícia e ladrão é outro exemplo de brincadeiras que divertiram crianças por gerações. Mas você já parou para pensar que a brincadeira é basicamente um grupo de crianças que é responsável por pegar crianças de outro grupo?

Pois isso é muito fácil de adaptar ao seu tema. Principalmente se envolve super heróis ou coisas do tipo. Você pode imprimir máscaras de “mocinhos”, como Mulher Maravilha, Batman, Homem Aranha, e de “vilões’, como Loki, Darkseid, Abutre, entre outros.

Mas o mesmo vale para outros temas mais infantis. Como “Sharks” pegando “Babys”, Fadas contra Duendes e por aí vai. Basta usar sua imaginação e usar do apelo visual, como máscaras, capas e roupinhas feitas a mão, como incentivo.

 

2 – Esportes Versão Olimpíadas

Podio para festa infantil com tema das olimpíadas
Uma boa ideia é fazer atividades inspiradas nos jogos / Foto: projectnursery.com

Algumas crianças adoram esportes. Já outras, que não gostam tanto, as vezes podem se sentir mais à vontade com algum tipo de incentivo. Aproveitando que 2020 é ano de Olimpíadas você pode criar os seus próprios jogos.

Junto com o tão amado futebol pode ter basquete, salto em distância, arremesso. Até o  ping pong faz parte dos jogos! Use demarcações, crie premiações, mas pense em um jeito de agradar também as crianças que não são tão chegadas em atividades físicas. Incluir uma sessão “Esports” (jogos de computador) pode ser uma ideia. Mas é sempre bom incentivar as atividades físicas.

 

3 – Obstáculos

Ideia de atividade para festa de aniversário infatil

Tá aí uma ideia bem fácil de adaptar. Até mesmo dentro de casa. Com fitas coloridas você cria obstáculos para crianças passarem por um corredor, ou qualquer outro lugar. Você pode adaptar as cores ao tema. Por exemplo: um azul fraquinho pode lembrar Frozen, azul e vermelho, o Homem-Aranha. Em uma ideia à la Baby Shark, você pode imprimir tubarões e ilhas e espalhar pelo piso, assim as crianças só podem pisar onde “é seguro.” Bem parecido com aquela brincadeira que todo mundo fazia sozinho quando criança, imaginando que o rejunte era a lava, ou qualquer outra coisa perigosa para pisar.

 

4 – Brincadeiras para festa infantil com o tema circo

ideia de brinadeira de circo

Se você escolheu o tema circo, tem à sua disposição um universo de inspirações para brincadeiras. Imprimir um palhaço com a boca aberta, para funcionar como alvo para atirar bolinhas. Pintar o rosto da criançada. Máscaras de animais. Mágica! Enfim, o circo é um universo rico e o que não falta são ideias legais.

brincadeira de tiro ao alvo no circo
Foto: befickle.blogspot.com

 

5 – Caça ao tesouro (ou objeto do desenho)

Caça ao Sansão
Foto: lojinhadamonica

Essa é bem fácil. Customize um objeto de acordo com o tema que você escolheu. Pode ser o Olaf da Frozen, o coelho da Mônica, o laço da Mulher Maravilha, qualquer coisa. Crie dicas com a linguagem do desenho ou ideia da festa e espalhe pela casa ou salão. As crianças com certeza vão amar!

 

6 – Morto ou Vivo versão personagens

Morto ou vivo é a brincadeira mais simples que existe. Você fala “vivo”, e as crianças devem ficar em pé. Você fala “morto” e elas precisam sentar. Conforme as crianças vão errando, vão saindo da rodada. O vencedor é o que fica até o final. Você pode usar a lógica para adaptar ao seu tema.

– “Baby”, levanta!

– “Shark”, senta!

Crie prêmios adaptados e divirta a criançada!

 

7 – Cabo de Guerra

Outra ideia super simples. Para definir os times, você pode pensar em dois grupos do tema que você escolheu. Se for relacionado a algum herói ou heroína fica muito mais fácil de adaptar a essa ideia. Mas você pode pegar simplesmente os dois personagens principais de um desenho e fazer um time para cada. Imprima máscaras, ou até coletes, e a brincadeira vai ficar muito mais interessante.

 

Ideias  tradicionais de brincadeira para festa infantil

Bom, talvez você não tenha tempo para customizar uma ideia de brincadeira. E realmente, não é todo mundo que consegue, principalmente se já estiver em cima da hora. Por isso, vamos listar algumas ideias de festa infantil tradicionais, que sempre são sucesso.

  • Pega Rabo

  • Dança das Cadeiras

  • Dança da Bexiga

  • Corre cotia

  • Batata Quente

  • Passa Anel

  • Estátua

  • Corrida do Ovo

  • Amarelinha

  • Telefone sem fio

  • Massinha ou Argila

  • Gato Mia

  • Pular Corda

  • Guerra de Bexigas

  • Imagem em Ação

 

Lembrando que qualquer uma dessas brincadeiras pode ser adaptada ao seu tema. Se você ainda não escolheu, clique aqui e tenha muitas inspirações. Tendo a ideia da festa em mente, sua criatividade vai se expandir ainda mais para adaptar brincadeiras existentes, ou até mesmo para criar novas.

O que você achou? Para acompanhar a diversão, fica nossa dica de inspirações para docinhos de festa. Você vai amar!